Quando Deus “força” a barra

Já imaginou Deus lhe pedindo algo que você considere impossível de fazer? Pedindo-lhe que cumpra uma tarefa que você sabe que não é humanamente possível? Qual seria a sua reação? Imagine então que Deus se achegue a você e diga que só quer uma coisa de você... Quando você o questiona, perguntando o que, ele diz; SEJA PERFEITO.
Não dá vontade de dizer... “Não ‘força’ a barra Senhor!
Foi exatamente isso que Deus pediu a Abraão. PERFEIÇÃO [Gen. 17:1]
Nesta altura do campeonato nos perguntamos: Como Deus pode exigir do homem um atributo que é exclusivamente inato a ele? Principalmente quando percebemos que Abraão nem de perto cumpriu o pedido do Senhor... Vejamos; Foi teimoso levando Ló de Ur quando Deus o disse que saísse de sua parentela, foi medroso, mentiroso e irresponsável quando mentiu a Abimelique dizendo que Sara era a sua irmã a fim de poupar sua vida, foi incrédulo no tocante a promessa quando resolveu deitar-se com Agar (sendo que este “pequeno” erro fez e com que seus descendentes estivessem em guerra ate hoje = palestinos e israelenses).
Então me pergunto: Por que Deus pediu isso, sabendo que era impossível de se alcançar?
Na verdade a perfeição de que Deus fala não é a que estamos acostumados a pensar. Deus não estava proibindo Abraão de pecar ou cometer falhas. O termo ali é “teleios” em grego que significa completo, cheio, pleno. O que Deus pede a Abraão é que ele seja cheio de sua presença. E compreendendo assim chegamos a conclusão que Abraão foi perfeito!
Foi perfeito em sua confiança saindo da maior metrópole da antiguidade (Ur dos Caldeus) deixando os demais parentes, amigos e vizinhos. Confiante na voz que o guiava. Saindo de sua zona de conforto, assumindo o risco de ser chamado de maluco. Por isso mesmo foi chamado pai da Fé. E como diz Soren Kierkegaard “A fé é um salto no escuro”. Foi perfeito quando foi generoso deixando que Ló escolhesse as campinas verdejantes, sabendo que quem tem Deus como provedor não briga por bens materiais. Foi perfeito quando não guardou ódio ou rancor de Ló quando foi busca-lo quando foi feito cativo e também intercedendo pelo mesmo quando estava em Sodoma quando Deus a quis destruir... Acima de tudo Abraão foi perfeito no tocante a sua obediência a Deus, sendo pronto a oferecer Isaque em sacrifício. Com toda certeza a decisão mais difícil que já tomou na vida.
Ser perfeito portanto, é estar sob o total controle de Deus e confiar cegamente em seus desígnios.
Seja perfeito. Seja cheio. Seja pleno.
Pr. Valdinei Santana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ser Cheio do Espirito Santo

Curiosidades da Bíblia

Quem transforma o mundo ?