UMA FÉ HOMOGÊNEA


Diz-se que homogêneo é algo sem mistura, algo único, sem partes, elementos ou substâncias diferentes. Se há um texto bíblico que acredito definir em plenitude este conceito é o texto de Lucas 7: 1-10. Texto riquíssimo, fala da ilibada fé de um centurião romano.
A primeira coisa interessante que encontro no texto é o fato de que, quem estava buscando o auxilio de Jesus era um gentil... Um centurião romano que provavelmente tinha uma visão de mundo romana e foi criado sob a influencia de sua cultura e religião natal. Ele não era judeu e mesmo assim Jesus diz deste, que não viu tamanha fé em Israel. Isto nos diz muito! Despe-nos e mostra-nos que não somos proprietários do divino e que fé não é exclusividade de nosso gueto religioso... O fato é que o centurião creu, e sem precisar nem ver Jesus (judas aprenderia muito com ele) - 
O centurião crer que a palavra de Jesus ao servo que ele envia ao mesmo é mais que suficiente para que sua filha fosse curada. Eu me pergunto... Quando cremos que só a palavra de Jesus é suficiente?
A fé daquele homem é homogênea porque ele não precisa de métodos, ele não precisa maquiar a sua fé e nem render-se ao pragmatismo gospel. A fé era mais que suficiente e a rosa ungida, a toalhinha, o óleo santo de Israel, a vassoura ungida em Jerusalém eram dispensáveis. Não precisa manipular objetos e técnicas para o despertar de sua fé.
Temos muito a aprender com o centurião e dentre estas muitas eu separo duas; Aprender que muitas vezes os que estão fora dos nossos arraias possuem uma fé mais genuína que a nossa e que não raras vezes somos evangelizados pelas mesmas pessoas a quem intentamos evangelizar... E aprender e acreditar que a palavra do messias nos é suficiente. Os discípulos sob sua palavra lançaram as redes. Nada mais precisamos em nós que sua poderosa palavra.
Pr Valdinei Santana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ser Cheio do Espirito Santo

Curiosidades da Bíblia

Quem transforma o mundo ?