Cristão pode ouvir música do mundo?


Muitos jovens, novos convertidos ou não, procuram seus líderes para realizar esta pergunta. Afinal, o cristão pode ou não ouvir músicas seculares, as chamadas músicas do mundo? Há ainda os que já são convertidos há anos, mas que sentem certa vontade e gostam de ouvir músicas da ‘sua época’. Talvez essa seja uma das grandes dúvidas no meio evangélico. Para responder esta questão vamos realizar uma separação clara. O que é lícito e o que é pecado.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”
1 Coríntios 6:12
Esta passagem nos ensina uma coisa muito clara: nem tudo o que é permitido fazer é conveniente para o cristão. Por exemplo, ouvir música cristã alta, a ponto de incomodar os vizinhos. Mesmo a música sendo evangélica, esta atitude não nos traz proveito, pois não reflete o amor de Cristo. Quando uma coisa não me convém, não significa que é pecado e que devemos pedir perdão a Deus por isso, mas significa que não edifica e que, portanto, não compensa realizar tal coisa
Normalmente o que ouvimos das músicas seculares? Amores mal resolvidos, , amarguras de amores passados, vinganças, desgosto. Sem falar das músicas eróticas e que incentivam o crime ou comportamentos não edificantes, como beber para se consolar. Verdade que existe muitas musicas seculares com letras boas. Ainda assim não posso afirmar que vai nos edificar em algo.
Por outro lado, a música cristã nos traz pensamentos e revelações de pessoas que tiveram alguma experiência com Deus e que nos ensinam, através da música, a superar nossas dificuldades.
E as Românticas? Muitos gostam de músicas românticas e questionam se o cristão pode ouvir música romântica seculares. Não conheço ninguém que tenha tido um mover do espírito ouvindo músicas não cristãs. Mais uma vez, não digo que é pecado um evangélico ouvir música do mundo, mas é bem claro que não edifica em nada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ser Cheio do Espirito Santo

Curiosidades da Bíblia

Quem transforma o mundo ?