As Cinco "SOLAS" da Reforma Protestante


No dia dia 31 de Outubro de 1517, Lutero fixa nas portas  Igreja Católica Apostólica Romana, Catedral de Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 teses que seriam embasadas nas Escrituras, dando assim origem a Reforma Protestante , neste mês estaremos comemorando os 500 Anos que o fato ocorreu. e Para celebrar esta data ,o blog Avivamente esteremos postando diversos Fatos sobre os #500AnosDaReforma 
 para Começar a Nossa Serie estaremos falando sobre os 5 Pilares da tese que são conhecidos como



                   As Cinco "SOLAS"(Latin) ou os cinco "SOMENTE" (Português).


Sola Fide


 (somente a fé): O justo viverá pela fé” (Rm 1.17).  “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).  Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).

 O homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem o acréscimo das obras do mérito humano
.


Sola Scriptura 


(somente a Escritura): A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja e o protestantismo aceita doutrinas de sua inspiração, autoridade, inerrância, clareza, necessidade e suficiência. Somente as Escrituras são o fundamento da Igreja de Cristo 

 Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha 

consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”. Lutero disse isso pois a opressão dos líderes católicos era massante.

Solus Christus 


(somente Cristo):  Não há salvação fora de Cristo, ele é o nome dado pelo qual devamos ser salvos
Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).  “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. 


Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6).  “Pois há um só Deus e um só 

mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5)
 A reforma defendeu que tal mediação entre o homem e Deus é feita somente por Cristo, único capaz de salvar a humanidade e o tema central da reforma protestante.


Sola Gratia 


(Somente a Graça): "Sola gratia" Graça é um favor Imerecido. é recebemnos algo  que não merecia , Somos salvo pela Graça, não mereciamos ser salvo, mas Cristo pagou o Preço por a redenção do nosso Pecados.
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

                                     Soli Deo Gloria 

(somente a Deus a glória): o homem foi criado para a glória de Deus e que tudo que ele fizer deve destinar a glorificar a Deus.
“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8).  

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ser Cheio do Espirito Santo

Curiosidades da Bíblia

Quem transforma o mundo ?